terça-feira, 27 de abril de 2010

GUARAPUAVA PERDE QUATRO LEITOS ADULTO TIPO I


A Vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas no uso de seu pronunciamento na 18ª Sessão do dia 26 de abril, informou ter tido acesso a ata da SESA- Secretária de Estado da Saúde do Paraná, onde havia a noticia de que duas cidades do Paraná foram contempladas com a instalação de mais dois hospitais regionais, que beneficiará duzentos mil habitantes de 19 municípios do norte pioneiro, e destacou que a região de Guarapuava contempla 20 municípios, somando aproximadamente quase 500 mil habitantes e que a mesma não foi contemplada com o mesmo benefício, pelo contrário, Maria José falou indignada a respeito do fechamento de 4 leitos de UTI Adulto – Tipo I, localizados no Hospital Santa Tereza de Guarapuava.
A Vereadora buscou saber as razões do fechamento e a justificativa dada pela Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, onde se agregam a Secretária de Estado da Saúde do Paraná – SESA e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná – COSEMS/PR que em razão da informação da não existência dos leitos no hospital, buscou o fechamento dos mesmos através da deliberação nº 012 de 02 de fevereiro de 2010.
Foi explanado pela Vereadora a implantação de 64 leitos UTI pelo SUS – Sistema Único de Saúde para o tratamento de crianças e adultos em seis hospitais nas cidades de Maringá, Campo Largo, Curitiba e Santo Antônio da Platina.
“Todas as áreas, em especial a da saúde necessitam um maior empenho por parte de nossos representantes das esferas estaduais e federais. A perda dessas unidades de UTIs nos deixam em uma situação muito complicada, explanou Maria José."

Nenhum comentário:

Postar um comentário