quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Maria José Participa da Comemoração dos 100 Anos da Força e Luz do Oeste

  


Na noite de terça-feira (20/10), a Vereadora Maria José participou da Solenidade em comemoração do Centenário de criação da Companhia Força e Luz do Oeste, durante o evento, várias homenagens foram prestadas aos fundadores da Rede, aos diretores e funcionários.

HISTÓRICO:

A Companhia Força e Luz do Oeste teve início em 15 de outubro de 1909, quando a Câmara Municipal decretou a Lei 180, concedendo ao Major Gabriel Lopes Franco a concessão para o serviço de eletricidade no município de Guarapuava, estado do Paraná.

No dia 16 de maio de 1910, por não conseguir cumprir o contrato firmado com a Prefeitura, o Major Franco vende essa concessão para Silvio Colle e Luigi Antonio Ciscato. Assim nasce a Empreza de Eletricidade de Guarapuava Silvio Colle e Ciscato, predecessora da CFLO.

Em 1912, foi inaugurada a primeira usina termelétrica de Guarapuava. Na época, a cidade tinha aproximadamente 2.600 habitantes. Com o aumento da população, houve melhorias nas instalações elétricas, mas o maquinário já não suportava a demanda. Freqüentemente a cidade ficava às escuras e o povo exigia providências. Era necessário que se investisse em uma usina hidrelétrica.
No ano de 1921, Colle e Ciscato desfizeram a sociedade. Ciscato assumiu a empresa e firmou, em 1922, novo contrato com o município, passando a explorar o potencial hidráulico da cidade de Guarapuava.

No dia 27 de outubro de 1921, uma violenta descarga atmosférica atingiu a rede de distribuição de energia, inutilizando por completo a máquina elétrica. Devido à falta de equipamentos para substituição, Guarapuava só voltou a contar normalmente com a eletricidade em janeiro de 1922.

No dia 2 de fevereiro de 1924, entra em funcionamento a Usina Hidrelétrica Jordão - nas margens do rio Jordão - com um gerador de 100 kW, 50 ciclos e 3.500 V, de fabricação Siemens Schuckert.

Em julho de 1932, entrou em operação mais um grupo gerador, com capacidade para 200 kW, 50 ciclos e 3.500 volts, também de fabricação Siemens Schuckert.

Para o funcionamento das turbinas, foi construído um canal quase que totalmente em rocha, com 360 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de profundidade e, em cuja extremidade, achava-se um castelo de água em alvenaria de pedra, onde estavam ligadas as tubulações de ferro que abasteciam as turbinas.

Apesar da capacidade da UHE estar com sobra de energia, foi necessário a construção deste segundo grupo gerador para cumprir o contrato firmado com a Prefeitura. Mas o fato mais importante que levou à inauguração do segundo grupo gerador, foi a construção do ramal ferroviário Riosinho-Guarapuava, em julho de 1928, com a perspectiva de um futuro de grande desenvolvimento para a região.

O trabalho de construção das usinas e maquinário foi executado por Luigi Antonio Ciscato, um italiano autodidata que chegou ao Brasil ainda menino, tendo dedicado toda sua vida à engenharia elétrica.

Apesar de não possuir formação acadêmica, recebeu o título de "Engenheiro Eletricista Honóris Causa" da Escola Livre de Engenharia da cidade do Rio de Janeiro, devido a sua contribuição para a prosperidade técnica e científica do Brasil nos últimos 30 anos.

No ano de 1952, a Empreza de Eletricidade de Guarapuava Silvio Colle e Ciscato foi transferida para os irmãos Schlumberger e Cia. Ltda. E, em 1958, ocorreu a transferência de denominação - da então Empresa Irmãos Schlumberger e Cia. Ltda. - para Companhia Força e Luz do Oeste.

Em 1995, a CFLO passa a integrar a Rede Energia e, no dia 4 de novembro de 1998, seu contrato de concessão era prorrogado - junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - até o dia 7 de julho de 2015.

Com quase um século de existência, a concessionária faz parte da história e do desenvolvimento de Guarapuava, e foi preparada ao longo do tempo para atender novos desafios, visando ao crescimento do município como uma das melhores empresas de distribuição de energia elétrica do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário